segunda-feira

Paulistão 2008 - Balanço final

Bom... esse campeonato Paulista foi muito equilibrado, na última rodada 4 equipes (Barueri, Corinthians, Ponte Preta e São Paulo) ainda brigavam por 2 vagas no G-4, a macaca e o tricolor paulista levaram a melhor e se classificaram em 3º e 4º respectivamente. Já na parte de baixo da tabela apenas o Rio Claro estva matematicamente rebaixado na última rodada, os outros (Guarani, Juventus, Rio Preto e Sertãozinho) ainda brigavam para permanecer na série A-1, apenas 1 deles conseguiu
sobreviver e foi o Guarani.

A melhor equipe da fase dos pontos corridos foi o Guaratinguetá, começou o campeonato com uma derrota em casa para o São Paulo de Adriano, mas depois conseguiu se recuperar com 7 vitórias seguidas, foi parada pela Ponte Preta na nona radada. É um time "amarelão", vacilou em momentos decisivos, Michael, o maestro do time, perdeu um penalti em uma das semi-finas contra a Ponte. O Palmeiras começou o campeonato irregular, perdia muitos pontos bobos, mas depois da vitória contra o Corinthians, Luxemburgo fez o time embalar, montou o melhor meio campo do Brasil, com Pierre, Léo Lima, Diego Souza e Valdívia, o time estava jogando bonito, Valdívia estava desiqulibrando, tanto que conseguiu eliminar o São Paulo da competição. Na final, com bela atuação de Alex Mineiro e Valdívia, o Palmeiras massacrou a Ponte por 5 a 0 e quebrou o jejum de quase 9 anos sem títulos. O São Paulo teve um início do campeonato parecido com o do Palmeiras, mas não consegui embalar, consegui se classificar porque tinha jogadores decidivos em seu elenco (Adriano e Borges). As contratações do tricor não deram certo, Juninho não conseguiu superar a saída de Breno, Joílson não mostrou o futebol que jagava no Botafogo, Carlos Alberto, Fábio Santos e Adriano foram chamados pela imprensa de "os bad boys do Morumbi", por serem jogadores indisciplinados, tanto que C. Alberto e F. Santos brigaram em uma concentração e CA foi mandado embora. Foi desclassificado porque o Palmeiras era melhor. A Ponte começou a se preparar cedo para a disputa do Paulistão, por isso teve um começo fulminante em 9 jogos foram 7 vitórias 1 empate e apenas uma derrota, é um time que joga para frente, Sérgio Guedes montou um bom time com Renato, César, Elias, Wanderley, Aranha e Luís Ricardo. No jogo contra o Guará Aranha fez milagres, defendeu penalti, fez bonitas defesas. Perdeu o campeonato na 1ª partida, porque estava sem César, o capitão do time, Eduardo Arroz, Elias e Renato, o camisa 10 da equipe, na 2ª partida foi um baile palmeirense, não havia nem uma chance para ser campeão.

O Santos começou muito mal o campeonato, venceu sua 1ª partida apenas na 4ª rodada, com Tiago Luís jogando muito bem, com a chegada dos gringos (Molina, Trípodi, Quiñonez e Sebastián) o Santos consegui embalar e só não se classificou por causa da má campanha no início do campeonato. Já o Corinthians fez o que pode, elenco novo, sem entrosamento, Mano Menezes consegui ajustar bem o time para a disputa da série B. O Corinthians começou o campeonato como já era esperado, em boa parte do campeonato consegui ficar entre o 4 melhores, mas na reta do campeonato vacilou e não conseguiu sua vaga no G-4, tinha uma das melhores defesa do campeonato, André Santos estava jogando muito bem, o ataque estava mal, Dentinho estava fazendo a diferença.

Pelo interior a surpresa foi a equipe do Mirassol, que subui ano passado para série A-1, Xuxa o destaque do time consegui levar a equipe aos melhores do interior. Outra equipe que dava certo a má campanha consegui ficar para a diputa do "Campeão do Interior", essa equipe é o Ituano, que consegui empréstimos de jogadores de equipes grandes. O título de "Campeão do Interior" foi merecido para o Barueri, pois ficou em 6º na classificção geral, e na última rodada ainda tinha chance de classificação ao G-4 e no elenco ainda tinha jogadores experientes, como: Albeto, Cristiano Ávalos, Renê e Amaral, o vice ficou com a equipe do Noroeste, porque de 2005 pra cá já vem fazendo boas companhas, empresta jogadores para o Brasileirão e no Paulistão estão de volta, como: Edno, Vandinho, Leandrinho entre outros. A final do Campeonato do Interior foi decidido por um dos jogadores mais novos da equipe do Barueri, Fernando, marcou o 2º gol da equipe na vitória de 2x1 sobre o Noroeste, na 2ª partida marcou 2 gols e ainda participou da jogada do último gol.

A maior goleada do Paulistão foi São Caetano 1x6 Barueri, onde Pedrão fez 3 gols, com isso começou a diputar a artilharia do Paulistão com Otácio Neto, Kléber Pereira, Alex Mineiro, Borges e Adriano. Pedrão foi embora para a Coréia, Otácilio Neto se machucou, Kléber Pereira estva salvando o Santos, marcava gol o tempo todo, Borges e Adriano praticamente eram os únicos a marcarem gol no São Paulo e Alex Mineiro era o atacante do ótimo meio-campo do Palmeiras, na final fez um hat-trick que garantiu sua artilharia no campeonato com 15 gols.


SE PALMEIRAS CAMPEÃO PAULISTA DE 2008


Para nós a equipe do campeonato foi essa:


CAPITAL

-------------------------Marcos------------------------ 

Élder Granja-------William----------Henrique------André Santos 

----------------Hernanes-------------------Diego Souza---------
--------Valdívia--------------------------Jorge Wágner------ 

------------Alex Mineiro---------------Adriano-------------




INTERIOR

-------------------------Aranha------------------------ 

Eduardo Arroz-------César----------Thiago Gomes------Vicente 

----------------Elias-------------------Edno---------
--------Michael--------------------------Renato------ 

------------Thiago Humberto---------------Dinei---



OUTROS CAMPEÕES ESTADUAIS DE 2008
(Alagoas) CSA
(Amazonas) Holanda
(Ceará) Fortaleza
(Distrito Federal) Brasiliense
(Goiás) Itumbiara
(Minas Gerais) Cruzeiro
(Pará) Remo
(Paraíba) Campinense
(Paraná) Coritiba
(Pernambuco) Sport
(Rio de Janeiro) Flamengo
(Rio Grande do Sul) Internacional
(Santa Catarina) Figueirense

0 comments:

Postar um comentário

Voltar ao Topo ↑