sábado

Review - Pro Evolution Soccer 2009


Breve introdução ao novo jogo da série ;D

O que é o PES 2009?


Tá, isso todo mundo deve saber, pelo menos os que frequentam o blog. É o Pro Evolution Soccer 2009, a mais nova versão do jogo de futebol virtual a ser lançada pela Konami. O lançamento oficial foi no dia 16/10 para as plataformas "Next-Gen", e para o Playstation 2, 31/10.

O jogo (Plataforma: PS2)

Ao ligar, você depara-se com a tela característica com a escolha do idioma; antes a escolha era apenas entre inglês ou espanhol, mas agora é possível também alternar entre o italiano e o português (de Portugal). Após, a escolha do formato de vídeo (NTSC, PAL) e o carregamento do jogo salvo de seu Memory Card.

Como todo WE/PES há um vídeo de abertura, essa versão não poderia ser diferente. Como de costume, é um vídeo futurístico com uma música, digamos, alternativa (lembra batuques africanos, pelo menos no início :P).

Pronto, chegamos à tela de abertura. :D

Menu

As opções do menu são:
  • Match
    para disputa de amistosos, jogos rápidos e disputas de pênaltis.
  • Become a Legend
    essa é a grande novidade (por assim dizer) do PES 2009; nesse modo, você cria o seu próprio jogador e segue a sua carreira (é bem parecido com o Modo Fantasista); é possível que você seja convocado para a seleção, entre outras coisas.

  • Master League
    já conhecido pelos jogadores, é o modo no qual você inicia com um time (ele pode ser o time real, um time com jogadores humildes que a Konami cria, ou um time feito por você, com os jogadores que você escolher) e vai jogando as temporadas, contratando jogadores, fazendo empréstimos, disputando campeonatos importantes.

  • World Tour
    remanescente do PES 2008, um time é selecionado e você vai jogando várias partidas pelo "mundo", mas com objetivos. Por exemplo, marcar um gol com uma assistência de cabeça... essas coisas.

  • Community
    modo no qual é possível membros de comunidades (seria um grupo de amigos, no caso) jogam entre si. Legal para quem costuma encontrar a galera sempre!

  • League
    você joga uma (ou quantas quiser) temporada com um time, com o objetivo de levá-lo ao título; As ligas são: Italian League, Eredivisie, Spanish League, Ligue 1, English League, International League.

  • Cup
    é como a League, mas em vez de uma liga, você joga uma Copa (dã). Elas são: International Cup (no formato da Copa do Mundo), European Cup (parecida com a Eurocopa), African Cup (Copa da África), American Cup (Copa América), Asia-Oceania Cup (é, isso aí =P) e Konami Cup (uma Copa personalizada).

  • Selection Match
    um modo que, particularmente, me agrada bastante. Os jogadores escolhem de 2 a 4 times, e desses, é possível escolher 22/23 jogadores. É esse grupo que vai para o jogo! Nos últimos jogos lançados pela série, as únicas coisas que decepcionavam eram os uniformes desses times... e infelizmente, nesse também. =/

  • Training
    como o próprio nome diz, é o treino =P. Controles podem ser aprendidos e aprimorados através de explicações do jogo, e, claro, dá pra dar aquela brincada livre, cobrando faltas, batendo escanteios... =P

  • Edit Mode
    modo de edição; mais aprofundamento abaixo.

  • Gallery
    é onde ficam as seguintes opções:

    Playlist Editor - onde você pode editar as músicas tocadas no jogo, que estão muuuito melhores que as do PES 2008

    Track Record - mostra quanto tempo você jogou, quantos gols marcou, vitórias... essas coisinhas.

    Cup Gallery - mostra quantos troféis você já ganhou, seja em ligas, copas...

    Replay Playback - sabe aqueles gols/jogadas que você grava durante a partida? Então, aqui dá pra vê-los :D

    Credits - aparece o nome de toda a galera que ajudou a desenvolver o PES 2009.

    PES-Shop - é a maior razão para que entrem no Gallery =P; com os PES (dinheiro ganho após as partidas), você pode comprar jogadores, times clássicos, estádios, "frame" de jogo (é aquele lugar que ficam os nomes durante as partidas), roupas (ridículas, de avestruz, dinossauro e pinguim), cabelos e comemorações, ângulo da câmera, trajetória da bola no replay, View Stadiums (visualização dos estádios, é bem bacana), jogo em dupla velocidade (é ruim, quando você joga com isso, demora pra voltar a acostumar à velocidade normal =/), ML Structure (permite que você escolha começar na primeira divisão na Master League =P) e ML Starting Points (quanto você começa de dinheiro na Master League).

  • System Settings
    configurações em geral; é possível alterar os dados, gravar, excluir, receber e mandar os arquivos de opções do PSP, mudar o ecrã, configurações de som e a linguagem do jogo.
Edit Mode

Eis o modo de edição. É aqui que você pode editar (quase) tudo: faces, chuteiras (as cores, pelo menos), uniformes, emblemas, logos, formações, ajeitar os números das camisas...

Vamos às opções:

Edit Player
Editar jogador. Você pode alterar tudo no jogador, menos a orelha =P

Basic Settings
11 tipos de cobranças de faltas (agora tem o estilo do Cristiano Ronaldo);
6 tipos de cobranças de pênaltis (incluíram um com a paradinha).

Novas Faces

Em relação às faces prefixadas, o jogo melhorou bastante. Jogadores como Hernanes, Mineiro, Josué, Thiago Neves, Richarlyson tem faces prontas agora. E alguns como Lampard, Gerrard, Kaká, Cristiano Ronaldo, Rooney, Hargreaves, Fletcher, Voronin, Fernando Torres, Deco, Bosingwa, Mancini, Ibrahimovic, entre outros, tiveram suas faces melhoradas! Cech, por exemplo, vem com seu capacete; Torrado, com sua bandana.

Hairstyles
Apenas 18.

Register Player
Registrar jogador. Tire de um time, coloque em outro; atualize as seleções... tudo por aqui.

Edit Team
Editar time. É possível editar as escalações e a numeração, de todos os times. Dos que não são licenciados, é possível também alterar o nome da equipe, o uniforme, emblema e estádio.

Licenças do PES 2009

Seleções: Croácia, República Tcheca, Inglaterra, França, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Irlanda do Norte, Portugal, Escócia, Suécia, Espanha, Turquia, Costa do Marfim, Gana, Argentina, Brasil, Austrália, Japão, Coréia do Sul.

Clubes: Liverpool FC, Manchester United, toda a Ligue1, toda a Liga Italiana, toda a Eredivisie, Athletic Club, FC Barcelona, RC Deportivo La Coruña, RCD Espanyol, C Atlético Madrid, Real Madrid, RCD Mallorca, R Racing C, Sevilla FC, Valladolid, Villarreal CF, RSC Anderletch, Club Brugge KV, Standard de Liège, NK Dinamo Zagreb, SK Slavia Praha, Brondby IF, FC Copenhagen, HJK Helsinki, Olympiacos, Panathinaikos, AEK Athens FC, Rosenborg Ballklub, SL Benfica, FC Porto, Sporting, Steaua Bucuresti, CFR Cluj, Spartak Moskow, FC Zenit St. Petesburg, Celtic FC, Rangers Football Club, FK Crvena Zvezda, AIK, IFK Goteborg, Hammarby Fotboll, FC Basel 1893, Besiktas JK, Fenerbahçe SK, Galatasaray AS, Shakhtar Donestsk, FC Dynamo Kyiv, CA Boca Juniors, River Plate, SC Internacional.

Edição de Uniformes
Há novas opções de layout de camisas, porém tiraram as três listras do shorts.

Edit Emblems and Logos
Criação/Edição de emblemas e logotipos para os clubes. Você pode salvar 60 emblemas em 16 cores OU 30 em 128. Em relação aos Logos, 80 podem ser salvos.

Edit Boots
A mesma coisa do PES 2008. Só dá pra alterar as cores. =/

Edit Stadium Name
Alterar nome dos estádios.

Edit League or Cup Name
Alterar nome de Copa ou de Liga.

Save Data Management
São as opções de salvar, carregar, alterar... A novidade aqui é que você pode carregar arquivos do PES 2008 para alterar os nomes, parâmetros e outras informações.

Pronto, fim do Edit. Agora vem o jogo! Durante a partida, é visível a mudança em alguns quesitos. A jogabilidade é um deles. Está diferente em relação ao PES 2008, os jogadores dão mais toques na bola... ah, é preciso jogar pra entender! As redes das traves estão mais "soltas", ou seja, a bola bate na rede e a rede se mexe, mais do que antes! =P Muito legal!

Ah, é isso. O jogo será lançado dia 31/10, e vale muito a pena conferir!

Vídeos:
Partida entre Brasil x Argentina
http://www.youtube.com/watch?v=MzZ-tYKkOAk

Novo drible de Carlitos Tevez
http://www.youtube.com/watch?v=wpP8RphTAqU

45 comentários:

  1. só acho q não melhoraram a face do Torres e sim pioraram MUITO

    ResponderExcluir
  2. depende do ponto de vista :)

    ResponderExcluir
  3. Sensacional Gabriel, muito bom mesmo. Parabéns ae.

    ResponderExcluir
  4. Fodástico Gabriel! :D

    Parabéns ae, ficou muito show.

    ResponderExcluir
  5. Consegui o PES2009 ps2 na quarta-feira 22/10/2008 no mercado alternativo. Como o já arrumaram o jogo aqui antes dele ser lançado? O está bacana e o drible elástico agora está no direcional!!!!

    ResponderExcluir
  6. I played the new we-pes 2009 already and it sucks just like pe08! Muy mal juego ... VAMOS PES&! ;)

    ResponderExcluir
  7. DRCS

    Baixei o jogo pela internet ;)
    Muitas partes (24), muitas horas de download, mas no fim deu certo :)

    ResponderExcluir
  8. Depois que baixa as 24 partes,o que faz depois???

    ResponderExcluir
  9. te pagaram quanto pela propraganda?
    ASUHasuhASUHASHaushAUSM,
    zuera...
    mas ficou show o tutorial ae... :D

    ResponderExcluir
  10. Andersoziin

    Depois que baixa as 24 partes, você extrai o jogo (precisa ter o Winrar pra isso) e dessa extração vai sair um arquivo .iso. É só gravar em um DVD-R como IMAGEM, se possível na menor velocidade, e esperar a gravação!

    ResponderExcluir
  11. É sentar e esperar =]

    Belo review ;)

    ResponderExcluir
  12. Ainda tem aqueles times "TEAM A" "TEAM B" etc.. ?

    ResponderExcluir
  13. infelizmente naum :(

    ResponderExcluir
  14. Quais são as chuteiras q tem no pes 2009???

    ResponderExcluir
  15. São as default, nas quais só é possível mudar as cores =/

    ResponderExcluir
  16. Quais são as chuteiras Defaults???Adidas???

    ResponderExcluir
  17. Não são de marca nenhuma. :/

    São iguais do PES2008! ;)

    ResponderExcluir
  18. Que paia...poderia ter pelo menos akelas do WE9 ou umas igual as do PS3...:/

    ResponderExcluir
  19. Agora to na dúvida,compro PES 2009 ou FIFA 09???

    ResponderExcluir
  20. PES 2009 PS2 - A look at... (1/3)
    http://br.youtube.com/watch?v=VbxIByTBm5A&feature=related

    PES 2009 PS2 - A look at... (2/3)
    http://br.youtube.com/watch?v=oEn1_vGHMtY&feature=related

    PES 2009 PS2 - A look at... (3/3)
    http://br.youtube.com/watch?v=wGOBAVtOlZI&feature=related

    olha esses videos ai...

    ResponderExcluir
  21. E times alemães??? Quais tem, mesmo que sem licensa??? O Bayern está no jogo, certo?

    ResponderExcluir
  22. os estadios sao os mesmos d sempre? e ainda vem alguns com os nomes errados? tipo:
    catalunia-camp nou
    red cauldron-anfield road?????????
    vlw

    ResponderExcluir
  23. e a seleçao brasileira quem sao os jogadores?

    ResponderExcluir
  24. Estádios:

    * Konami Stadium (?)
    * Estadio Da Luz (licenciado como no PES2008)
    * Estadio Do Dragao (licenciado como no PES2008)
    * Estadio Jose Alvalade (licenciado como no PES2008)
    * Santiago Bernabeu (licenciado como no PES2008)
    * Camp Nou (licenciado como no PES2008)
    * Orange Arena (Amsterdam Arena)
    * Regenbogen Platz (Allianz Arena - estádio novo)
    * Antlion Colosseum (Monumental de Nuñez)
    * Ville Marie Stadium
    * Bristol Mary Stadium (Ernst Happel Stadium)
    * Mohamed Lewis Stadium (Brookfields Stadium)
    * Stockholm Arena (Rasunda Stadion - estádio de volta)
    * San Siro (licenciado como no PES2008)
    * Stadio Olimpico (licenciado como no PES2008)
    * Stadio Olimpico Di Torino (novo estádio, com licensa)
    * Stade Louis II (licenciado como no PES2008)
    * Stade De France (de volta depois de várias versões)
    * Wembley Stadium (novo estádio, com licensa)

    ResponderExcluir
  25. Brasil PES 2009

    A Seleção Brasileira que vem no default do jogo é esta:

    1. Julio Cesar
    2. Maicon
    3. Lucio
    4. Juan
    5. Mineiro
    6. Gilberto
    7. Kaká
    8. Gilberto Silva
    9. Luis Fabiano
    10. Ronaldinho
    11. Robinho
    12. Doni
    13. Daniel Alves
    14. Alex
    15. Naldo
    16. Richarlyson
    17. Hernanes
    18. Josué
    19. Julio Baptista
    20. Diego
    21. Pato
    22. Thiago Neves
    23. Adriano

    Porém, eu fiz as seguintes alterações:
    Naldo ----> Luisão (benfica)
    Richarlyson ----> Marcelo (Real Madrid)
    Hernanes -----> Anderson (Man United)
    Thiago Neves ----> Elano (Manchester City)

    Fazendo essas mudanças, a seleção ficou bem atualizada ;)

    ResponderExcluir
  26. Pow, vc podia fazer uma lista das faces prefixadas do PES 2009, que nem vc fez no PES 2008. Isso ajudaria bastante.
    Ex: serviria para acertar a Seleção Alemã (a maioria dos jogadores dessa seleção devem ter face prefixada; dar prioridade na compra de jogadores em atividade no PES Shop q tenham faces prefixadas; etc...

    Concluindo, essa lista seria muito util pra fazer as edições necessarias no jogo, corrigindo os defeitos e o tornando melhor :)

    ResponderExcluir
  27. Tem como aproveitar os emblemas e logos do we10 no PES2009? E como carregar arquivos do PES 2008 para o 2009?
    Valeu

    ResponderExcluir
  28. uma questão sobre essa opção no save management de carregar os ficheiros do pes2008.

    Podiam aprofundar um pouco mais sobre isso sff? é que se puder transferir todas as minhas apps, equipas criadas, equipamentos e logos que tinha no 2008 para o 2009 era uma maravilha!

    e já agora para quando a lista de faces prefixadas?

    obrigado camaradas!

    ResponderExcluir
  29. eu to procurando a tradução dos times da Liga Inglesa e Espanhola, porque os nomes tão todos errados. queria uma ajuda, se alguém conseguir :D

    ResponderExcluir
  30. como se cria chuteiras? nao quero apenas mudar a cor

    ResponderExcluir
  31. eu gostaria d sabe o nome verdadeiro dos jogadores do PES-Shop...

    soh sei ateh agora o nome d 3 Jogadores:

    Vueton -- Verón
    Sorin -- Sorín
    Waquinson -- Washington (do Fluminense)

    ResponderExcluir
  32. O que estragou esse Pes foi o fato de nao ter os times zerados para poder criar...parece que a konami ta regredindo ao inves de evoluir.... e ter o glorioso Brondby e não ter o Bayern é brincadeira...

    ResponderExcluir
  33. Doni com defesa 90...uauahahhahuah

    ResponderExcluir
  34. o jogo é muito bom, e eu gosto de editar bastante e me ajudou muito essas dicas!!

    ResponderExcluir
  35. podem me dizer os jogadores classicos e a seleções classicas do pes6
    obrigado.só tem q ter bayern,herta,werder etc.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. a KARA DO TORRES E DO GERRARD nao gostei nem um pouco ficou PESSIMO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. O lance lá do "Rumo ao Estrelato" ( portugues - por ), é o campeonato Fantasia não é ? Ou é diferente ?

    ResponderExcluir

Voltar ao Topo ↑