domingo

Review - Pro Evolution Soccer 2010 [PS2]


Estamos mais uma vez, em mais um ano, no lançamento do tão esperado jogo da série Pro Evolution. O ano é 2009, mas como é feito para a temporada 2010, o nome do jogo vem como 2010 ;)

Em outubro, foi lançado um DEMO (Demonstração) do jogo, no qual o jogador pode, apenas em jogo de 5 minutos, verificar e apreciar as mudanças feitas na jogabilidade dessa versão. No DEMO, são apenas 6 as opções de times. França, Alemanha, Itália, Espanha, Barcelona e Liverpool.


Não, não é para PS2. Mas a imagem é bonita.

Esses clubes vêm licenciados e atualizados, desde as escalações até os uniformes. Tudo muito bonitinho. A jogabilidade está legal, muito próxima do PES 2009, na verdade. Porém, o que importa mesmo é o jogo completo, não é mesmo?

Ele foi lançado no dia 05 de novembro, sendo que só foi disponibilizado para download através da rede no dia 06. Não me estenderei muito, apenas comentarei os principais pontos ;)

O que mudou?

Muita coisa. Menus, músicas, layout...

Tela Inicial
A tela inicial, por exemplo. Está organizada de maneira diferente. Com os títulos espalhados pela tela (e uma imagem de Messi e Fernando Torres ao fundo), estão: UEFA Champions League, Jogo, Rumo ao Estrelato, Liga Master, Liga, Taça, Jogo de Estrelas, Comunidade, Treinos, Editar, Galeria e Definições do Sistema. De diferente mesmo, só a primeira: UEFA Champions League. E é a inovação que "faz diferença" para a versão anterior.

  • UEFA Champions League
    São duas opções: Campeonato e Amigável. Na Campeonato, é um campeonato contra o videogame, muito legal. Com as opções da UCL real, mesmo formato, menus, abertura e música iguais, vale muito a pena conferir. Já o Amigável é como se fosse um amistoso normal, só que com musiquinha da UCL, menus também... só para dar uma mudada mesmo. Mas é bacana, muito bacana.

  • Jogo
    Disputa de amistosos, pênaltis.

  • Rumo ao Estrelato
    O modo no qual você cria um jogador, e sai disputando campeonatos, trocando de clubes. Apareceu pela primeira vez no PES 2009.

  • Liga Master
    É a Master League, todos devem conhecer. Você não participa do jogo sendo apenas um jogador (como no Rumo ao Estrelato), mas sim o controla, como em um jogo normal. Faz contratações, altera o uniforme, edita tudo o que for possível, buscando sempre o melhor time e os grandes títulos. São 5 ligas, ao invés de 4 (como nas outras versões).

  • Liga
    Modo de liga contra o COM. São vários jogos, no estilo "pontos corridos". Dependendo da liga escolhida, pode ou não ter turno e returno.

  • Taça
    Modo de copa contra o COM. São vários jogos, no estilo "mata-mata". Dependendo do campeonato escolhido. Pode ou não ter jogos de ida e volta.

  • Jogo de Estrelas
    Os jogos são realizados com jogadores escolhidos de acordo com os times selecionados. Dá pra escolher 4 times, e é formado apenas um com seus jogadores mesclados. É bem legal. MELHORARAM OS UNIFORMES! Ainda estão feios, mas não tanto quanto nas versões anteriores.

  • Comunidade
    É onde um possível grupo de amigos entra e joga entre si.

  • Treinos
    Dispensa comentários.

  • Editar
    Modo de edição. Logo será melhor detalhado.

  • Galeria
    Onde estão as opções de música, Histórico, Repetir Jogada (para ver replays), Créditos (alguém já parou pra ver?) e o Shop (Loja-PES). Sobre ele: é possível comprar jogadores, times clássicos, estádio (Club House), molduras de jogo, penteados especiais (sim, aquelas cabeças de cachorro que a Konami não mudou ainda e provavelmente nunca vai mudar), comemorações, uma câmera de jogo na qual a visão é do alto, velocidade dupla e as opções da Master League.

  • Definições de Sistema
    Configurações gerais.
*O World Tour não existe mais.

Edit Mode

Como está em português (de Portugal), está lá: Editar. As opções são:
  • Editar Jogador
  • Registrar Jogador
  • Editar Equipa
  • Editar Emblemas e Logotipos
  • Editar Chuteiras
  • Editar Nome do Estádio
  • Editar Nome da Liga/Taça
  • Gerir Gravação de Dados
  • Terminar Edição
Todas as opções referente à edição de jogadores estão idênticas ao PES 2009. Todas. Do número de Special Hairstyles à edição de chuteiras. Está tudo igual. Pelo menos não pioraram.

Com novos times, novas faces, novos jogadores, e novas habilidades para serem editadas. Muitas seleções têm licença de uniforme.

Seleções Licenciadas
Croácia, República Tcheca, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Irlanda do Norte, Portugal, Escócia, Espanha, Suécia, Turquia, Costa do Marfim, Gana, Argentina, Brasil, Austrália, Japão, Coreia do Sul.

Clubes Licenciados
Manchester United e Liverpool (Inglaterra), toda a Ligue 1 (França), toda a Liga Italiana, toda a Eredivisie (Holanda), Athletic Club, FC Barcelona, La Coruña, Espanyol, Athletic Club, FC Barcelona, RC Deportivo La Coruña, RCD Espanyol, C Atlético Madrid, Real Madrid, RCD Mallorca, R Racing C, Sevilla FC, Valencia FC, Valladolid, Villarreal CF (Espanha), RSC Anderletch, Standard de Liège, Dinamo Zagreb, Slavia Praha, Sparta Praha, Brondby IF, Göteborg, Copenhagen, Helsinki, AEK Athens, Olympiacos, Panathinaikos, Rosenborg Ballklub, SL Benfica, FC Porto, Sporting Lisboa, Dinamo Bucaresti, Lokomotiv Moscow, Spartak Moscow, Zenit St. Petersburg, Celtic FC, Rangers Football Club, FK Crvena Zvezda, AIK, Hammarby, Beşiktaş, Fenerbahçe, Galatasaray, Shakhtar Donetsk, Dynamo Kyiv, CA Boca Juniors, River Plate e SC Internacional, além dos novos Sivasspor, Unirea Urziceni, e Kalmar.

Ah, foram incorporadas duas novas seleções: Bósnia Hezergóvina e Coreia do Norte.

Muitas faces novas!
Mesmo olhando brevemente, é possível perceber que novas faces foram acrescentadas, como as de Alex, Fábio e Rafael, Kléber, Felipe Melo, Bojan e Busquets. Outras, foram melhoradas. É o caso das faces de Ibrahimović, Cristiano Ronaldo, Kaká, Raul, Xabi Alonso, Gago, Eto'o, Cambiasso, Thiago Motta, por exemplo.

Novos estádios
Alguns estádios foram adicionados. Um deles é o estádio de Wembley.

Jogabilidade
Diferentemente do Demo lançado antes do jogo completo, a jogabilidade mudou. A AI (Inteligência Artificial) do COM está melhorada, o nível de dificuldade aumentou também. Não temos dribles novos, mas isso não faz com que esse não seja o melhor jogo já lançado da série. É o Pro Evolution Soccer 2010!

20 comentários:

  1. como faço para baixar o jogo ? tem algum site não pra baixar ?

    ResponderExcluir
  2. Grande jogo velho!O melhor do mundo quem é fifa jogo ruim!Agora com a edição da Champions League melhor ainda.Agora se fosse um jogo com as principais ligas do mundo,meu Deus ja pensaram?E isso que falta nesse jogo,nossa eu ia fazer um liga master do caralho.Estou ansioso pra comprar o pro estou louco pra jogar com meu Real Madrid rsrsrsrsr,so vai ser CREEEUUU ...Valeu viva o PRO.Abraço a todos.
    Viva o FOGÃO GLORIOSO..........

    ResponderExcluir
  3. A master liga de ps2 tbm mudou??

    ResponderExcluir
  4. o jogo ta mto bom
    naum teve la mtas mudanças, mas as que teve foram mto boas
    vcs vao postar a traduçao das seleçoes classicas, das outras seleçoes?
    vlw

    ResponderExcluir
  5. muito fixe!!
    só uma coisa... o pes2010 para a ps2 tras o sporting de braga??
    respondam plz

    ResponderExcluir
  6. ALGUEM PODE ME DAR UMA FORÇA GOSTARIA DE TRADUZIR O NOME DOS JOGADORES DA LOJA PES2010 AQUELES QUE VC COMPRA POR 150KS DE DINHEIRO POIS OS NOMES ESTÃO TODOS ERRADOS QUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO

    GRATO.

    ResponderExcluir
  7. Davidml, não tem o Sporting de Braga no PS2. De Portugal somente os mesmos times: Porto, Benfica e Sporting de Lisboa.

    ResponderExcluir
  8. To loco q chegue para mim comprar :D

    ResponderExcluir
  9. site pra download: http://furiagames.org/ps2/downloads/ps2-pro-evolution-soccer-2010-pes-2010/

    ResponderExcluir
  10. quando vcs vão colocar os nomes do jogadores q tem as faces prefixadas?espero pela resposta

    ResponderExcluir
  11. vai a este http://gamesupgrdedown2.blogspot.com/
    tem ai o pes 10

    ResponderExcluir
  12. clubes licenciados?!
    como assim? alguem me explica

    ResponderExcluir
  13. Felipe

    Clubes licenciados são os clubes que vem com nome real, escudo real, uniforme real e jogadores reais.

    Por exemplo: o Chelsea não é um clube licenciado. Portanto, ele vem com um nome falso (London FC), escudo falso, uniforme falso (uma roupa azul, mas sem nome de patrocinador(es) nem nada), porém com os jogadores reais (Drogba, Anelka, Joe Cole e Cia.)

    ResponderExcluir
  14. O jogo ficou show de bola!

    O único ponto negativo é que muitas (muitas mesmo!) transferencias ainda não foram feitas...

    Ex. Robben e Sneijder ainda estão no Real Madrid

    Mas aí é só ir no Edit Mode e consertar hehehehe

    Parabéns pelo site! É muito bom!

    ResponderExcluir
  15. POR FAVOR ME AJUDEM!!!

    no meu edit mode, o SPECIAL HAIRSTYLE só vai até o número 20, os demais penteados estão como "penteados especiais 2", porém, não posso acessa-los, o que faço? é só o meu que é assim?

    ResponderExcluir
  16. como usar a velocidade dupla??

    ResponderExcluir
  17. E aí galera. Minha dúvida é sobre as habilidades reais dos jogadores da seleção clássica, porque elas não estão igual eram no Winning Eleven 12. Valeu!

    ResponderExcluir
  18. Para usar a VELOCIDADE DUPLA, é só entrar pra jogar e no meio do jogo você pausa e vai ter um item novo escrito: RITMO DO JOGO. Você escolhe e coloca na VELOCIDADE RÁPIDA. FALOW

    ResponderExcluir

Voltar ao Topo ↑