segunda-feira

Análise: São Paulo


1. Introdução
Nos ultimos anos o São Paulo Futebol Clube vem aumentando mais sua glória. Conquistando titulos de total importancia nacionalmente e internacionalmente, o clube vem dando uma aula de planejamento e organização, diferente de vários outros clubes, na qual, andam se perdendo cada vez mais.

O Penta Campeão Brasileiro tenta "arrumar a casa" depois da perda da Libertadores, sendo eliminado nas quartas de final pelo Fluminense. E só mais um titulo Brasileiro pode acalmar essa torcida que vem crescendo muito nos ultimos anos, e agora já é a 3ª maior do Brasil, ficando atrás de Flamengo e Corinthians.

Sendo um dos times mais bem sucedidos do futebol brasileiro, o São Paulo tenta manter a regularidade dos últimos anos buscando crescer nesse segundo semestre de 2008.


2. Mercado 2008Quem entra:
Adriano - Internazionale (empréstimo)
Juninho - Botafogo (compra)
Joílson - Botafogo (fim de contrato)
Alex - Botafogo (volta de empréstimo)
Fabio Santos - Lyon (empréstimo)
Carlos Alberto - Werder Bremen (empréstimo)
Éder - Noroeste (empréstimo)
Éder Luis - Atlético Mineiro (empréstimo)
Jancarlos - Atlético Paranaense (fim de contrato)
André Lima - Hertha Berlin (empréstimo)
Rodrigo - Dínamo de Kiev (empréstimo)
Anderson - Lyon (empréstimo)

Quem sai:
André - São Caetano (empréstimo)
Breno - Bayern Munich (venda)
Danilo Silva - Guarani (volta de empréstimo)
Fernando - Goias (fim de contrato)
Fredson - Espanyol (volta de empréstimo)
Leandro - Tokyo Verdy (venda)
Jadilson - Cruzeiro (empréstimo)
Diego Tardelli - Flamengo (venda)
Souza - Paris St.Germain (venda)
Francisco Alex - Sport (empréstimo)
Carlos Alberto - Werder Bremen (volta de empréstimo)
Adriano - Internazionale (volta de empréstimo)
Fabio Santos - Lyon (volta de empréstimo)
Reasco - LDU (venda)
Aloísio - Al-Rayyan (venda)
Alex Silva - Hamburg (venda)


3. Jogadores

Goleiros
1. Rogério Ceni:
Maior ídolo do clube, Rogério tenta manter sua regularidade dos últimos anos, que foram marcados por defesas incriveis e muitos títulos.

22. Bosco:
Jogador que passa experiencia ao grupo, mesmo não poder dar seu máximo pois é eterno reserva do Camisa 1 Tricolor.

24. Fabiano:
Atuou mínimas vezes, mas foi bem.


Laterais6. Júnior:
Jogador já veterano e com isso traz muita experiencia ao grupo. Idolo do rival Palmeiras, Junior vem sendo esquecido pelo técnico Muricy Ramalho.

12. Joilson:
Depois de ótimo trabalho no Botafogo, foi contratado para substituir o ex-dono da ala direita são-paulina, Souza. Não agradou no início, mas vem melhorando e sendo titular.

16. Jancarlos:
Teve ótima regularidade no Atlético-PR e no fim de seu contrato veio para o Tricolor. Não aproveitou as chances que teve e por isso não vem sendo relacionado.

21. Éder:
Não é aproveitado por Muricy Ramalho. O jovem fica no clube até o fim do ano, quando acaba seu empréstimo.

26. Alex Cazumba:
Só joga quando o São Paulo atua com a equipe reserva em jogos de pouca importância.

30. Rafael:
Ainda no juvenil, Rafael foi suspenso por adulterar sua idade. Agora como profissional vem buscando sua chance.

32. Reasco:
Equatoriano, disputou a Copa do Mundo 2006, quando foi contratado pelo São Paulo. Nunca se firmou como titular pela sequencia de lesões que vem sofrendo
.


Zagueiros2. Juninho:
Assim como Joilson fez ótimo trabalho no Botafogo e assim veio para o São Paulo. Mas Juninho não aproveitou suas chances e ainda foi atrapalhado por lesão. Tenta agora conquistar a confiança do treinador e poder novamente mostrar seu futebol técnico.

3. André Dias:
Vem sendo como o "reserva de luxo" Tricolor. Com o miolo de zaga são-paulino é intocável, ele aproveita sempre suas oportunidades e passa muita confiança aos torcedores.

4. Alex Silva:
Peça chave no time, Alex Silva mostra muita técnica na marcação e boa saída de bola. Vem sendo convocado para a Seleção Brasileira e assediado por clubes europeus.

5. Miranda:
Escondido no futebol Frances, o São Paulo foi buscá-lo e hoje é titular absoluto da zaga Tricolor. Mantém sempre ótima regularidade.

13. Anderson:
Xerifão à poucos anos no rival Corinthians, Anderson teve passagens por Portugal e França mas não se adaptou. Volta ao Brasil para cubrir a possível saída de Alex Silva e Miranda.

31. Aislan:
Jovem zagueiro e promessa são-paulina. Ainda não teve muitas oportunidades na equipe principal, mas mostrou muito bom futebol na categoria de base.

33. Alex Bruno:
Depois de ser muito utilizado em 2005, ao lado de Lugano e Fabão, Alex foi emprestado ao Botafogo, onde foi titular por um tempo. Volta para o Tricolor esta temporada e busca ser mais aproveitado.

44. Rodrigo:
Destacou-se pelo próprio São Paulo em 2004. No ano seguinte foi vendido ao Dinamo de Kiev, onde não se adaptou e foi emprestado ao Corinthians(2006) e Flamengo(2008), mas teve passagens rápidas e apagadas pelos dois clubes. Volta ao Tricolor tentando buscar seu ótimo futebol que a algum tempo anda sumido.


Meio-Campistas
7. Jorge Wágner:
Por onde passou foi bem. Mantem muita regularidade sempre e tem uma canhota como poucos atualmente.

15. Hernanes:
Reserva da dupla Mineiro e Josué, foi então emprestado ao Santo André. Voltou em 2007 com a saída dos dois e assumiu a titulariedade. Marca muito bem, tem otima saida de bola, chuta bem com ambas as pernas.. Adjetivos não faltam para o jovem volante que já desperta interesse de muitos clubes europeus.

18. Hugo:
Conseguiu se firmar apenas no Gremio. Em todos os outros times que passou não conseguiu manter a regularidade. Depois de quase sair do São Paulo, Hugo tem nova chance e vem sendo titular nas últimas partidas.

20. Richarlyson:
É bom jogador, mas não consegue manter regularidade. Richarlyson tenta recuperar sua vaga na equipe titular do Tricolor paulista.

23. Zé Luis:
Volante mediano, vem sendo titular já que o elenco são-paulino é muito pequeno.

27. Sergio Mota:
Promessa Tricolor de ser o próximo Camisa 10, não vem tendo oportunidades.

38. Jean:
Rapidamente subiu a equipe principal, e com vários desfalques que a equipe tinha teve suas chances e aproveitou bem. Hoje é o principal reserva de meio campo, tirando várias vezes Richarlyson da equipe titular e sempre jogando bem.


Atacantes
9. Éder Luis:
Importante jogador do Atlético-MG no último ano, Éder Luis foi emprestado ao São Paulo e vem começando a ter chances na equipe titular. É um jogador de muita velocidade.

14. Aloisio:
Atacante forte, teve suas melhores passagens pelo Atlético-PR e agora pelo São Paulo. É experiente e importante para o elenco.


17. Borges:
Vem tendo sua melhor fase essa temporada. Após a saída de Adriano, vem sendo titular absoluto e fazendo muitos gols.

19. André Lima:
Despontou de vez no Botafogo em 2006, quando foi o artilheiro da equipe. Foi vendido ao Hertha Berlim aonde teve atuações abaixo do esperado. E agora vem para o São Paulo para não deixar o torcedor Tricolor com saudades do Imperador Adriano.

25. Dagoberto:
Após ser muito importante nas últimas temporadas pelo Atlético-PR, veio para o São Paulo, aonde não conseguiu repetir seu bom futebol.

29. Roni:
Atacante revelado no Tricolor paulista, não tem chances na equipe.


4. O Técnico
Muricy Ramalho

Considerado o melhor treinador do Brasil nos últimos 3 anos, Muricy treinou vários clubes até chegar ao Internacional e ser realmente reconhecido. Em 2006 foi contratado pelo São Paulo
(clube pelo qual passou seu melhor momento como jogador). Muitas vezes "balança" no cargo, mas sempre continua com seu jeito sério de trabalhar. E assim vem conseguindo todo ano título na equipe Tricolor.


5. Formação

Time Titular
GK. Rogério Ceni
CB. Miranda
CB. Rodrigo
CB. Anderson
RB. Joilson
LB. Jorge Wágner
DMF. Zé Luis
CMF. Hernanes
OMF. Hugo
SS. Dagoberto
CF. Borges

Time Reserva
GK. Bosco
CB. André Dias
CB. Juninho
CB. Aislan
RB. Jancarlos
LB. Júnior
CMF. Jean
SMF. Richarlyson
OMF. Sergio Mota
SS. Éder Luis
CF. André Lima

Capitão: Rogério Ceni
Falta de longe: Jorge Wagner / Juninho / Hernanes
Falta de perto: Rogério Ceni / Jorge Wagner
Escanteio do lado direito: Jorge Wagner
Escanteio do lado esquerdo: Jorge Wagner
Pênaltis: Rogério Ceni

Um comentário:

Voltar ao Topo ↑