quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Análise de Habilidades

Para criar um jogador, ou editar os seus skils (habilidades) , é nescessário um crítério! Não apenas mudar os status, de acordo com o que você acha que significa aquilo que está alterando!

Cada habilidade tem uma característica especial, e duas ou mais agem juntas, interferindo assim na modo de jogar de certo atleta! Por exemplo, um bom goleiro, não deve ter apenas boa defesa (Defense) , mas também um bom:

- Balance
- Response
- Jump
- Goalkeeper Skils
- E por que não, uma boa altura!

Sem falar, que muitas vezes confundimos as habilidades, pois a tradução da palavra nem sempre quer dizer exatamente o que a habilidade infuência.

Por isso, é ótimo conhecer habilidade por habilidade, e assim criar um jogador que faça jus as suas habilidades na vida real:

OFFENCE:
É a habilidade de matador, o grau de eficiência como finalizador. Parâmetro importantíssimo para CFs. Quanto mais alto esse número melhor e com mais eficiência ele vai se comportar situações reais de gol.
Exemplo de jogadores com ótimo Offence: Henry, Shevchenko e Ronaldo.

DEFENCE:
Defender, o jogador com características de contenção das jogadas, mais presente em zagueiros, volantes e laterais. Quanto mais alto esse número, melhor ele vai se comportar nos momentos de tirar a bola do adversário e de proteger a bola com o corpo. Exemplo de jogadores com ótimo Defence: Maldini, Rafa Marques e Canavarro.

BALANCE:
É o jogo de corpo, a imposição física, o “chega pra lá”. Quanto mais alto esse número, mais o jogador ganha as divididas, as disputas de bola e as disputas na corrida. Um parâmetro valiosíssimo para roubar a bola e ganhar importantes espaços dentro de campo. Exemplo de jogadores com ótimo Balance: Koller, Ibrahimovic e Adriano.

STAMINA:
É a resistência, o gás do jogador. Quanto mais alto esse número, mais lentamente ele cansa durante a partida. A Stamina não tem relação direta com a fadiga, mas sim com a “energia” do jogador, aquela barrinha verde logo abaixo do nome. Exemplo de jogadores com ótima Stamina: Lampard, Cafu e Nedved.

TOP SPEED:
É o dom do “papa-léguas”. A velocidade final do jogador, a máxima que ele desenvolve num pique. Ótimos para contrataques, jogadores com esse parâmetro alto são chamados de velocistas. Exemplo de jogadores com ótimo Top Speed: Martins, Perea e Eto’o.

ACCELERATION:
Esse parâmetro corresponde à arrancada do jogador. É aquele torque de sprint inicial. Quanto mais alto esse número, mais rapidamente o jogador desenvolve sua velocidade final. Exemplo de jogadores com ótimo Acceleration: Martins, Eto’o e Odonkor.

RESPONSE:
É o tempo que o jogador leva para dar a resposta física em cada lance. Por exemplo, um zagueiro que toma um drible, um atacante que toma um jogo de corpo ou goleiro que faz uma defesa parcial. Quanto maior esse número, mais rápido esse jogador se recompõe nas jogadas. Exemplo de jogadores com ótimo Response: F. Inzaghi, Trezeguet e Dida.

AGILITY:
É a Skill que determina com qual agilidade o jogador se movimenta. Um zagueiro, por exemplo, demora muito mais para mudar de posição em campo, virar-se, dar um drible, chutar. Quanto maior esse parâmetro, mais leve torna-se o jogador.

DRIBBLE ACCURACY:
É a precisão, o grau de acerto para dar um drible num adversário. Parâmetro que determina aquela sensação de que a bola “gruda” no pé do jogador. Quanto mais alto esse ponto, maior a chance de sucesso no drible e muito pequena chance de falta de domínio na tentativa do drible. Exemplo de jogadores com ótimo Dribble Accuracy: Ronaldinho, Figo e Robinho.

DRIBBLE SPEED:
É a velocidade que o drible é feito, quanto mais alto esse número, o drible sairá mais seco, mais rápido. Exemplo de jogadores com ótimo Dribble Speed: Kaká, Ronaldinho e Obinna (Chievo Verona).

SHORT PASS ACCURACY:
É a precisão do passe, o jogador que dá passes curtos milimétricos. Geralmente um ótimo parâmetro para jogadores de meio-campo. Quanto mais alto esse ponto, mais perfeito sai o passe. Exemplo de jogadores com ótimo Short Pass Accuracy: Riquelme, Xavi e Pirlo.

SHORT PASS SPEED:
Trata-se da velocidade do passe. Quanto mais alto for esse ponto mais rápida a bola vai no momento de tocá-la para um companheiro de equipe. Exemplo de jogadores com ótimo Short Pass Speed: Gerrard,Totti e Lampard.

LONG PASS ACCURACY:
É a precisão, a estatística de acerto de lançamentos, cruzamentos ou passes longos. Ideal para laterais. Quanto maior esse parâmetro, mais perfeito e preciso sai o lançamento. Exemplo de jogadores com ótimo Long Pass Accuracy: Beckham, Gerrard e Pirlo.

LONG PASS SPEED:
É a velocidade de execução do lançamento e o tempo que a bola demora para chegar ao pé do companheiro lançado. Ótimo para enfiadas em profundidade. Exemplo de jogadores com ótimo Log Pass Speed: R. Carlos, Gerrard e Riise.

SHOT ACCURACY:
De que adianta um Offence alto se na hora de chutar, sai um melão furado pra fora? Então, o Shot Accurary é a precisão do chute a gol. Quanto mais alto esse ponto, maior as chances de o jogador chutar tirando a bola do goleiro, aumentando as chances de converter em gol as oportunidades. Exemplo de jogadores com ótimo Shot Accuracy: Ronaldo, Shevchenko e Nisterooy.

SHOT POWER:
Este é o parâmetro que mede a velocidade e a força da encrenca que o goleiro terá pela frente. Quanto alto esse número, mais forte vai ser o chute na direção do gol. Exemplo de jogadores com ótimo Shot Power: Adriano, R. Carlos e Daniel Diaz.

SHOT TECHNIQUE:
A chamada categoria. Chutar forte não significa necessariamente chutar com categoria. Trata-se da maneira que o batedor pega na bola, na hora do chute. Chapa, trivela, peito de pé, etc. Também melhor o desempenho nos momentos de pressão, bater sem ângulo, divididas, bolas de primeira, rebotes, espirradas, etc. Exemplo de jogadores com ótimo Shot Technique: Treseguet, Nistelrooy e Crespo.

FREE KICK ACCURACY:
O tiro livre, a falta. Trata-se da precisão do batedor de falta. Como no futebol, os lances de bola parada são uma chance a mais de meter gol no adversário. Quanto mais for alto esse parâmetro, mais perfeição e qualidade terá o chute. Exemplo de jogadores com ótimo Free Kick Accuracy: Juninho Pernambucano, Marcos Assunção e Pirlo.

CURLING:
Curling é a curva, o efeito que a bola pega na hora da batida. Um parâmetro muito eficiente para “desviar” a bola das barreiras na hora de mandar para o gol. É também uma ótima arma para tentar gols olímpicos. Exemplo de jogadores com ótimo: Beckham, Recoba e Yildirim.

HEADER:
O testaço, a cabeçada na bola nas jogadas aéreas. Esse parâmetro, por exemplo, combinado com Agression e Balance, faz o jogador ganhar muitas disputas pelo alto. Outra utilidade é o passe de cabeça para outros jogadores, quando o jogador não finaliza para o gol mas sim escora para outro, tal qual um pivô por cima. Exemplo de jogadores com ótimo Header: Borgetti, Trezeguet e Palermo.

JUMP:
Sabe aquele jogador que vai lá no terceiro andar na hora do pulo? É incluência desse parâmetro. Jump é a impulsão do jogador, o velho e bom pulo nas jogadas por cima. Ele sofre influência dependendo da situação de jogo. Com o jogador parado, ele tem uma resposta. Mas quando o jogador vem correndo para o Jump, esse parâmetro tem um acréscimo de uns 20%, resultando num pulo ainda maior. Exemplo de jogadores com ótimo Jump: Córdoba, Ayala e Hashemian.

TECHNIQUE:
É a qualidade técnica do jogador, a habilidade, a intimidade com a bola. Os craques gastam a bola, já alguns outros jogadores, maltratam-na. Esse parâmetro influencia direto questões como domínio de bola, estilo da condução, interrupção da passada, tempo de parada com a bola, qualidade dos dribles, precisão dos passes, etc. Esse ponto influencia todos os parâmetros técnicos, dando-lhes um acréscimo de influência. Exemplo de jogadores com ótimo Technique: Ronaldinho, Henry e Cassano.

AGGRESSION:
Raça. Vontade. Voracidade. Já ouviu falar? Pois então, o Agression é o parâmetro que faz os jogadores não desistirem dos lances e brigarem por cada centímetro do campo. Quanto maior esse número, mais incansável pela bola fica o jogador. Exemplo de jogadores com ótimo Aggression: Inzaghi, Kezman e Lugano.

MENTALITY:
Esse valor influencia, junto com a Stamina, o momento em que o jogador vai pedir água, quando vai bater o cansaço. Quanto mais alto o número, mais ele agüenta o tranco. Outra coisa que ele informa é a capacidade de o jogador jogar sob a pressão das circunstâncias. Como, por exemplo, num jogo importante (uma final de campeonato, um clássico, etc). Também quando o time está perdendo, alguns jogadores com esse parâmetro alto acabam crescendo de rendimento. Normalmente presente em jogadores experientes. Exemplo de jogadores com ótimo Mentality: Maldini, Puyol e Kahn.

GOAL KEEPING SKILLS:
Qualidades e habilidades de goleiro. Entre elas, reflexo, posicionamento frente à goleira, saídas e antecipações, flexbilidade. É este valor, combinado a outros como Agillity, Jump, Defense, Response, Altura que compõem um bom goleiro. Exemplo de jogadores com ótimo Goal Keeping Skills: Buffon, Van Der Sar e Cech.

TEAM WORK ABILITY:
O chamado trabalho em equipe. É o jogador oposto ao individualista ou fominha. O Team Work demonstra uma ótima mentalidade coletiva e muita distribuição de jogo. O time fica mais compacto e integrado com bons parâmetros individuais de Cooperate. Exemplo de jogadores com ótimo Team Work Abillity: Cocu, Maldini e Xavi.

CONDITION/FITNESS:
Setinha cinza pra baixo é praticamente um jogador a menos. Portanto fique ligado no parâmetro Condition/Fitness. Ele rege a probabilidade e freqüência com que um jogador vai ficar com a setinhas prejudiciais na hora do jogo. Um jogador com um número alto nesse parâmetro é um jogador muito mais regular. E como influi nas setinhas, o Condition/Fitness também altera a fadiga do jogador em partidas seqüenciais. Exemplo de jogadores com ótimo Condition/Fitness: Carragher, Zanetti e Kuyt.

WEAK FOOT ACCURACY:
Existem situações de chute a gol em que o jogador está com a bola mais para a perna fraca do que para a perna boa. O Weak Foot Accuracy trata exatamente disso, da precisão com que sai o chute com a perna surda. Exemplo de jogadores com ótimo Weak Foot Accuracy: Ono, Maldini e Sneijder.

WEAK FOOT FREQUENCY:
Esse ponto é diretamente relacionado ao anterior. Porém ele trata na freqüência com que o jogador irá chutar com a perna fraca. Há ainda uma curiosidade: nas situações de posicionamento invertido em relação à perna preferencial de chute, jogadores com menos de 5 Weak Foot Accuracy, acabam chutando de letra, pois não conseguem bater com a perna surda. Exemplo de jogadores com ótimo Weak Foot Frequency: Ijuliano, Teixeira e Waterreus.

INJURY:
Este parâmetro mede a probabilidade de o jogador se lesionar. O Injury é medido pelas letras A, B e C que significam: A, o jogador dificilmente sofre lesão. B, probabilidade de sofrer lesão em níveis normais. C, jogador que facilmente se machuca.

Créditos: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=20984220&tid=2493804582124673092

Abraços a todos, e deixem seus comentários!

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Rafael Moura


Nome do Jogador: Rafael Moura
Nome na Camisa: RAFAEL MOURA
Clube: Goiás EC
Número na Camisa: ##

Basic Settings
Age: (23/05/1985)
Foot: R
Injury: A
Dribble Style: 3
Free Kick Style: 1
Penalty Kick Style: 1
Drop Kick Style: 1
Growth Type: Early/Lasting

Position
CF*, SS - Both sides

Nationality
Brazil

Build Face
2/+7/+1/0

Brows = 12/-1/-3/-3
Eyes = 28/-1/-1/0/-3/1/Green 2
Nose = 3/+3/-1
Cheeks = 5/+3
Mouth = 6/-2/0
Jaw = 4/-2/+2

Hair
Type: Special Hairstyles or Straight 1/4/5/1
Shape: 172 [WE10]
Colour: Pattern 11

Facial Hair
Type: NO
Colour: -

Physique
Height: 188 cm
Weight: 85 kg
Body Type: 3

Boots
---

Acessories
Wristband: NO
Friendship Bracelet: NO
Gloves: NO
Finger Band: NO
Shirt: NO
Sleeves: AUTO
Under Shorts: NO
Socks: 2
Tape: NO

Ability (by Brazukas 3.0)
Attack: 87
Defence: 36
Balance: 84
Stamina: 84
Top speed: 73
Acceleration: 70
Response: 84
Agility: 81
Dribble accuracy: 82
Dribble speed: 82
Short pass accuracy: 77
Short pass speed: 78
Long pass accuracy: 71
Long pass speed: 71
Shot accuracy: 83
Shot power: 85
Shot technique: 75
Free kick accuracy: 57
Curling: 54
Header: 89
Jump: 85
Technique: 81
Aggression: 79
Mentality: 70
Goal keeping skills: 50
Team work ability: 64
Condition/fitness: 6
Weak foot accuracy: 4
Weak foot frequency: 4

Special Ability (by me)
Positioning

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Marcos Aurélio


Nome do Jogador: Marcos Aurélio
Nome na Camisa: M. AURELIO
Clube: Coritiba FC
Número na Camisa: 20

Basic Settings
Age: (10/02/1984)
Foot: R
Injury: A
Dribble Style: 4
Free Kick Style: 1
Penalty Kick Style: 5
Drop Kick Style: 1
Goal Celebration 1: 67
Goal Celebration 2: 74
Growth Type: Standard

Position
CF*, SS - Both sides

Nationality
Brazil

Build Face
3/+7/+3/0

Brows = 8/0/-2/0
Eyes = 15/+2/0/+2/0/1/Brown 1
Nose = 7/+3/-1
Cheeks = 2/0
Mouth = 3/0/+2
Jaw = 7/0/-1

Hair
Type: Special Hairstyles or Buzz cut 3/1/-/1
Shape: 148 [WE10]
Colour: Pattern 8

Facial Hair
Type: NO
Colour: -

Physique
Height: 167 cm
Weight: 64 kg
Body Type: Edit, -3/-2/0/-1/-1/-1/-2/-2/-1/-1

Boots
---

Acessories
Wristband: NO
Friendship Bracelet: NO
Gloves: NO
Finger Band: NO
Shirt: NO
Sleeves: AUTO
Under Shorts: NO
Socks: 2
Tape: NO

Ability
Attack: 88
Defence: 35
Balance: 69
Stamina: 77
Top speed: 90
Acceleration: 90
Response: 79
Agility: 80
Dribble accuracy: 79
Dribble speed: 85
Short pass accuracy: 77
Short pass speed: 72
Long pass accuracy: 75
Long pass speed: 74
Shot accuracy: 80
Shot power: 79
Shot technique: 77
Free kick accuracy: 65
Curling: 75
Header: 79
Jump: 75
Technique: 83
Aggression: 85
Mentality: 71
Goal keeping skills: 50
Team work ability: 77
Condition/fitness: 5
Weak foot accuracy: 5
Weak foot frequency: 4

Special Ability
Dribbling
Positioning
Scoring
1-1 Scoring
Voltar ao Topo ↑