segunda-feira

Há um ano atrás o Mundo parava

Alguém lembra o que acontecia há exatamente 1 ano atrás?

Futebol é futebol e não importa o campeonato, a divisão, o país, o campo e os jogadores. A paixão pelo esporte é arrebatadora. Há exatamente um ano atrás o planeta Terra parava. Mesmo quem não gosta de futebol parou, e quem gosta ficou com gosto de parar.

Há um ano atrás França e Itália entravam em campo, em Berlim, no Olympiastadion. Aqui no Brasil, três da tarde de um Domingo, mas em alguns lugares era de madrugada, em outros já era segunda feira de manhã. O horário era o que menos importava.

Há um ano atrás o mundo estava parado pra ver uma final de Copa do Mundo, uma Copa do Mundo que passou longe de ser um espetáculo de jogadas e gols, mas foi um espetáculo de organização e festa.

Há um ano atrás Materazzi metia uma bola na trave de Barthez após cobrança de escanteio de Pirlo, e os franceses morriam de medo. Há um ano atrás a França ficava em festa, após penalty de Materazzi em cima de Henry, e depois festejava mais ainda com a frieza de Zidane, uma cobrança espetacular, uma cobrança de quem realmente é gênio, com Buffon no gol, Zidane deu apenas um tapa em baixo da bola que viajou, tocou no travessão e entrou, Buffon estatelado no chão não podia fazer nada, uma cobrança de quem realmente é DEUS.

Há um ano atrás a França ainda comemorava quando Materazzi empatou o jogo mais importante do ano de 2006. Ali a Itália era quem comemorava e os franceses esperavam que Zidane e cia fossem campeões do Mundo. Mas o jogo estava nervoso e igual.

Há um ano atrás o tempo regulamentar, no Olympiastadion, acabava. Há um ano atrás começava a prorrogação mais importante dos últimos 10 anos. Há um ano atrás acontecia uma das cenas mais inusitadas da história das Copas do Mundo, Zidane caía na perdição e na provocação de Materazzi. Há um ano atrás o Mundo tentava entender o que estava acontecendo, com Zidane após dar uma cabeçada em Materazzi. Há um ano atrás Zidane era expulso de campo, e encerrava de forma melancólica sua carreira genial.

Há um ano atrás a Copa do Mundo era decidida nas penalidades. Há um ano atrás Trezeguet jogava na trave uma das esperanças do bi-campeonato francês. Há um ano atrás os penaltys italianos eram impecáveis. Há um atrás Grosso e Barthez estavam cara a cara, olhavam olho no olho. Há um ano atrás Grosso vencia Barthez em uma cobrança de penalty.

Há um ano atrás a Itália era campeã do Mundo.

Um comentário:

  1. Esse texto aí foi inspirante, muito bom o texto. Parbens, pro resto do blog tbm!

    ResponderExcluir

Voltar ao Topo ↑